BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Arthur


Escola de Educação Básica João Hassmann.
Aluno: Arthur Nicolas Hodecker.
Série: 6ª “C”
Disciplina: Português
Professora: Karine de Oliveira.


Minha Vida, Minha História

Eu me chamo Bernadete Pinheiro, tenho 57 anos. Meu pai veio de Nova Trento, meu bisavô veio da Áustria e minha bisavó veio da Itália. Eu nasci em Brusque, e sempre morei aqui. Antes tinham poucas casas, hoje já evoluiu muito.
Eu, quando criança ia à escola, ajudava em casa e brincava nas horas vagas. Ainda quando criança, eu me divertia aos domingos de tarde na catequese. Na escola era bom, com uniformes bem diferentes do que hoje, “era uma blusa branca esporte de tecido com bolsinho bordado, saia azul de pregas, um cinto com um sapato preto”. Eu estudei até ao quarto ano porque deu vontade de parar de ir a escola. Não era como hoje que quase todos tem faculdade. A educação era bem rígida e na linha, se não obedecia apanhava.
Eu utilizava três meios de transporte: “bicicleta, carroça e uma vez ou outra de ônibus para ir a missa”. Naquela época não tinha muitos brinquedos era um carrinho, uma boneca, mas tudo bem simples, muito diferente do que hoje, que tem bastante tecnologia. Mas eu não tinha uma brincadeira preferida, que nem as outras crianças. Eu ia as festas de aniversário e lá que eu comia as guloseimas.
Na minha infância ainda tinha muito trabalho e eu ia a escola . Com 13 anos eu ganhei malária que era muito ruim. A minha alimentação tinha: “pão, galinha caipira e eu gostava de comer feijão”.
Com 15 anos eu comecei a trabalhar na revisão de tecidos Renaux. E depois eu me casei com Arno Pinheiro, eu tinha 19 anos e ele 21 anos.
Memórias de Bernadete Pinheiro, 57 anos moradora do bairro Imigrantes, na cidade de Brusque, feito pelo aluno Arthur Nicolas Hodecker, 12 anos, da 6ª série “C” da Escola de Educação Básica João Hassmann situada no bairro Guarani em Brusque-S.C.

Um comentário: