BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Garcia

Escola de Educação Básica João Hassmann.
Nome: Luis Filipi Garcia.
Série: 6ª A.
Professora: Karine de Oliveira.
Disciplina: Língua Portuguesa.



Minha Longa Vida...


Eu me chamo Leontina Motta, nasci no bairro Poço Fundo, Brusque. A minha família é de origem alemã.
Quando eu era criança eu não me divertia muito, eu tinha que trabalhar na roça desde pequena. Nos tempos de sobra, eu me divertia brincando de boneca de sabugo de milho, de cavalo de pau e também no ribeirão que passava atrás da minha casa. Quando eu comecei a estudar, perdi meu tempo que sobrava, tinha que ficar estudando.
Naquele tempo, na escolinha Mista, que era o nome dela, os professores eram bravos, batiam nos alunos; e além de tudo escrevíamos em lousas – Você já viu uma lousa? Louse é um quadro negro pequeno, onde escrevíamos, decorávamos e apagávamos. Uma vez, minha professora “bastorou” a mão do meu irmãozinho que deu pláft! E ele esperneou, urinou nas calças e saiu correndo pelo enorme verde do pátio da minha escola. Chegando em casa, minha mãe acabou de castigá-lo.
Eu cresci, fiquei jovem, minha mãe contou a história do meu pai, ele morreu fugindo de uma briga, ele pulou a janela e trancou o sapato. Na minha época jovem, eu também me diverti, eu e meus amigos íamos na igreja, na Domingueira – Tardes dançantes. Na Domingueira conheci meu marido, começamos a namorar e depois nos casamos.
Eu e meu marido fomos morar no bairro Azambuja, que na época era de estrada de chão.
O nascimento dos meus filhos foi uma época muito boa, mas logo minha mãe morreu.
O ano de 2008 foi triste, minha filha mais nova Teresa faleceu, mas logo depois ganhei duas bisnetas, e esse ano no mês de Novembro vou ganhar mais um ou uma.
Memória de Leontina Motta, 89 anos, moradora do bairro Azambuja, feito pelo aluno Luis Filipi Garcia da 6ª série A da E.E.B. João Hassmann, do bairro Guarani em Brusque – SC.

2 comentários:

  1. Muito interessante a historia
    Naquele tempo com as professoras bravas os alunos deviam ser todos obedientes hem ...!!
    hehe

    ResponderExcluir
  2. ficou intereçante o texto

    ResponderExcluir