BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cristiano

E. E. Básica João Hassmann.
Aluno: Cristiano Leonardo da Silva.
Antigamente
Eu me chamo URDA COSTA DA SILVA e tenho 68 anos. Eu nasci em São JOÃO Batista e com 13 anos eu e minha família viemos para Brusque e minha ascendência é Italiana. Minha infância era trabalhar de babá. Hoje em dia a infância das crianças é brincar, fazer esportes, algumas crianças vão rezar e estudar. Eu, quando jovem, brincava de amarelinha, correr e de pega-pega na estrada. Hoje em dia as crianças praticam esportes, ex:futebol, basquete, natação, correm e também andam de bicicleta. Escola no meu tempo, era uma casa, e depois fizeram escola. Hoje em dia a escola é de dois andares e ela tem, em baixo,ela tem um refeitório,secretaria,3 banheiros,1 sala de reuniões,1 sala de professores,uma sala de computação e a sala de diretor,e duas salas de depósitos,e em cima tem 10 salas de estudo,e uma sala de coordenação,e uma sala jogos e uma sala de vídeo.
Eu usava de meio de transporte,ônibus,e as vezes a pé,de carroça, de carro de mola. Hoje em dia andamos de carro,de moto,de ônibus,de caminhão e de bicicleta. O que me marcou de ruim foi quando eu perdi meu avô. E de bom quando eu fiz minha primeira comunhão. Os namoros eram diferentes de hoje em dia e não era ''se agarrando''. Eu comecei a namorar com 21 com o Moises e ele tinha 21 anos. Hoje em dia muita gente começa se agarrar e tem gente que namora com 12 anos.
Na minha época tinha vários brinquedos tipo: Bonecas, Carrinhos, Bola e Quilica. Hoje em dia nós vimos as crianças brincando de Carrinhos,Bonecas,Qui licas,Bicicletas e de Cartas. Eu morei em Brusque e cheguei de caminhão de mudança. Eu estudei ate o segundo ano e parei por motivo de doença a situação que me marcou foi quando eu me casei com o Moises e quando eu ganhei meu filho. E de ruim foi quando meu pai e minha mãe morreram. E com 15 anos, eu comecei um novo trabalho, de empregada.
Hoje em dia os jovens podem trabalhar com 18 anos. A alimentação era polenta com carne moída, frango, arroz, macarrão ,feijão e pão o que eu mais gostava de comer era arroz. A minha brincadeira preferida era brincar de boneca educação dos filhos era rigorosa eles tinha que respeita-se,se não eles apanhavam de cinta.
As festas que nos íamos eram festas de igrejas, era legais, tinha comidas e músicas. As festas de hoje dão brigas, tem comidas e bebidas, brincadeiras e músicas. Eu gosto da matéria,de português porque a gente aprende o alfabeto, a fazer textos e a onde colocar vírgula. Eu fiz minha primeira comunhão no domingo e tinha balas e bebidas. Eu casei no dia 27/07/46,e estou muito feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário