BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Iury


Escola de Educação Básica João Hassmann
Nome: Iury A de Oliveira Frandoloso
Série: 7ªB
Professor: Karine de Oliveria
Disciplina: Português


Minhas grandes recordações

Eu vou conta um pouco sobre minha juventude. Meu nome é Antonio Batachou eu tenho 69 anos, nasci em 1941 em 12 de junho, dia dos namorados, em Gaspar, eu nasci em casa porque não tinha Hospital só “parteira” - uma pessoa que vai em casa fazer o parto.
Os nomes de meus pais que já são falecido são: Martin e a dona Rosa, eles me deram uma boa educação mas se aprontasse, respondesse para eles, eu apanhava com o chicote, até sangrar e não podia reclamar se não ia apanhar ainda mais e mais, meus pais não eram tão protetores como os pais de hoje, mas com muito mais autoridade e nós nunca pensávamos em desrespeitá-los.
Quando eu estudava eu acordava todos os dias,de manhã, com o som do galo cantando e os dos passarinhos também. Era arrancada da cama pelo cheirinho do café que era natural, eu colhia a minha mãe moia, era tão bom!
Eu estudei no colégio João Hassmann, mas era diferente de hoje, na escola só tinha uma casinha, chamada de meia água, usávamos uma mochila de pano só com uma alça, eu ia para a escola de a pé, porém, não era muito longe. Eu sempre morei no bairro.
Como a escola era uma casinha simples, só tinha até a 4ªsérie, por isso que só estudei até a 4 série. Para fazer até a 8 série tinha que ir para o centro, mas eu não pude ir porque meus pais não tinham condições de pagar os estudos. Eu comecei a trabalhar na roça quando tinha 8 anos.
Minha rua era bem calma porque não tinha muito carro e só tinha uma tira de atravessar a rua com uma carroça, não aconteciam acidentes, mas logo que começaram a aparecer os carros eu fui atropelado por um fusca, ele me jogou na calçada e eu quase morri na rua !
As pessoas mais importantes da minha vida eram meus falecidos pais porque eu amava-os muito e também porque me deram uma boa educação, foi bom para mim porque graças a eles eu soube respeitar os outros... A coisa mais bonita de antigamente era a natureza tinha bastante árvores, eram bem verdes. Hoje eu tenho 4 filhos bem lindos estou vivendo feliz, alegre, mas tenho muito que viver e muitas lembranças a colecionar.
Memória de Antonio Batachou, 69 anos, morador do bairro Guarani, feita pelo aluno Iury, 13 anos da E.E.B.João Hassmann, situada no bairro Guarani em Brusque_SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário