BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Natali


E.E.B João Hassmann
Nome: Natali Aparecida Albino de Mello.
Professora: Karine de Oliveira
Disciplina: Língua Portuguesa


São velhos Tempos
Meu nome é Carmen Gohr Hochsprung, tenho 65 anos, nasci na cidade de Brusque. E a minha ascendência é alemã, lembro que meus pais trabalhavam na lavoura, eles saiam para a roça ao por do sol e voltavam quando as estrelas estavam aparecendo no céu escuro.
Quando comecei a frequentar a escolinha minha mãe me colocou na escola Rio Branco, eram muitos alunos e poucas salas de aula, na verdade só tinha 1 sala de aula para 1º, 2º e 3º anos, no período da manhã, eram no máximo 50 alunos, todos juntos, na mesma sala de aula, numa casinha de madeira, não era grande, o quadro era dividido em três partes um para cada turma _ hoje é cada turma em sua sala, a escola é de material, tem secretaria, ginásio, refeitório e as crianças não tem interesse em estudar, na minha época mesmo nestas condições, nós gostávamos de ir a escola e aprender.
Quando fiquei jovem eu me divertia em “tardes dançantes”- eram nos domingos ou nos sábados eu e um monte de pessoas costumávamos dançar e foi numa tardes dessas que conheci meu ex –marido, com quem tive meus filhos. O dia do nosso casamento foi muito especial para nós assim como o nascimento de nossos filhos.
Lembro também que minha infância e dos meus irmãos foi muito boa, mas também muito ruim – boa porque nos brincávamos de esconde –esconde nos milharais e de pega-pega, nadar nos rios e cachoeirinhas, e nas plantações de arroz e ruim porque começávamos a trabalhar com 12 anos, trabalhávamos duro, serviço bem pesado, carregávamos sacos de batatas, arroz aipim.
Memória de Carmem Gohr Hochsprung, 65 anos, moradora do bairro Guarani, feita pela aluna Natali Aparecida Albino de Mello da 6ª série da E.E.B.João Hassmann, situada no bairro Guarani em Brusque_SC.

2 comentários: