BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Amorim


U.E.: E. E. B. João Hassmann
Série: 7ª
Turma: A
Profª: Karine de Oliveira
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno: Lucas Amorim

MINHAS LEMBRANÇAS

Eu vou contar um pouco sobre minha memórias, meu nome é Enótio Schlindwein e tenho 69 anos. Nasci na cidade de Brusque _ mas hoje é Guabiruba _ e sou filho de Bernardo Schlindwein e Jolástica Schlindwein, sou ascendente de alemães
Na minha infância, nós tínhamos que cuidar das criações da família de segunda à sábado e só tínhamos aos domingos para brincar. Durante os domingos nós brincávamos de muitas coisas como jogar futebol, esconde-esconde. Pulávamos cipó, pescávamos, pegávamos passarinhos e também caçávamos com estilingue. Lembro que gostávamos muito de passear na casa dos parentes. Lembro que quando cheguei pela primeira vez no colégio Santo Antonio _ hoje é São Luiz _ eu quase não sabia falar em português só em alemão e levei algumas semanas para entender algumas coisas, lembro que o colégio era grande com dois andares com as salas de aula grande e que ficavam no andar debaixo, cheguei há estudar até a 4ª série do primário, parei de estudar pois meus pais não tinham condições de manter os estudos.
Na minha juventude tive que começar a trabalhar com 14 anos e antes de completar 18 anos não podia sair de casa a noite. Nós costumávamos tomar banho no rio e jogar futebol no pasto, perto de casa, para nos divertir. Naquela época eu costumava ouvir música caipira, músicas brasileiras em geral e algumas músicas alemãs. Conheci minha esposa, pois ela morava perto de onde eu trabalhava. Lembro bem dos casamentos que havia naquela época onde ocorria na casa de um dos noivos e que iam do meio-dia até as 4 horas da madrugada. Nós sempre usamos o mesmo meio de transporte, à magrinha _ bicicleta . E eu nunca sofri nenhum acidente.
Uma coisa que me causou grande tristeza foi a perda dos meus pais. Uma coisa que me causou grande alegria é ver meus filhos crescerem com saúde.
Memória de Enótio Schlindwein, 69 anos, morador do bairro Imigrantes, feita pelo aluno Lucas Amorim, 13 anos, da E. E. B. João Hassmann, situada no bairro Guarani em Brusque _ SC.

2 comentários:

  1. O seu texto ficou bom, mas você poderia ter relatado mais como o seu personagem conheceu a sua esposa.

    ResponderExcluir
  2. Anderson Schlindwein (7ªA)20 de junho de 2010 às 09:51

    O seu texto ficou bom, mas você poderia ter relatado mais como o seu personagem conheceu a sua esposa.

    ResponderExcluir