BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ana



E.E.B João Hassmann
Aluna: Ana Caroline Rodrigues da chaga   
Série:6ªC                       
Professora: Karine de Oliveira
 
 
Parei de estudar para trabalhar
Me chamo Cacilda Rodrigues Wilkelmann, tenho 52 anos minha ascendência  é brasileira com italiana, tive uma infância bem pobre com poucas coisas, e além disso perdi minha mãe com 52 anos, ela era bastante nova, isso me marcou muito.
Quando jovem eu gostava de me divertir como todas a garoas em: bailes da igreja, festa de aniversário e muitas outras coisas .E nos dias atuais todas as garotas de várias idades saem para: festas, cinemas, shows e etc. A escola que eu estudava  era bastante exigente e rígida e hoje em dia as escolas são menos exigente. No meu tempo o meu único meio de transporte era carroça e bicicletas e nos dias atuais a maioria da população tem carro em casa ou moto e até bicicletas motorizadas. Tive poucos namorados comecei a namorar com 16 anos a agora as meninas de 12 e 13 anos já tem namorados. Cheguei em Brusque com meus 3 filhos em busca de  trabalho. No meu tempo não havia esse brinquedos de hoje só tinha: bonecas de pano e carinhos de  espiga de milho.
Atualmente tem muitos brinquedos como Barbie, computadores vídeo game etc. Eu só estudei até a 4ª série tive que parar para ajudar meus pais na  roça, e atualmente todos tem chance de estudar até o 3º grau, chance que eu não tive. Uma coisa que me marcou bastante foi o nascimento dos meus filhos. Comecei a trabalhar com 10 anos para ajudar meus pais. Na minha época eu nem conhecia essas guloseimas, mas tinha bastante comida saudável. Minha brincadeira preferida era jogar peteca. Conservávamos comidas secas ou em banhas e atualmente temos geladeiras e frízer e etc. Os móveis eram de barro colchão de palha de milho e as camas de tarimbo ou taquara. Essa foi um pouca da minha história, pois se eu contasse toda ela não caberia nem em um caderno
Memória de Cacilda Rodrigues Wilkelmann, 52 anos moradora do bairro Guarani, na cidade de Brusque. Feita pela aluna Ana Caroline Rodrigues da chaga 13 anos da 6ª série C da Escola de Educação Básica João Hassmann situada no bairro Guarani em Brusque SC


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário