BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Thalia


Escola de Educação Básica João Hassmann
Nome: Thalia Sandi Bononomi
Série: 7ªA
Professora: Karine de Oliveira
Disciplina: Português

O CORTUME BRUSQUENSE

Meu nome é Marta Shilindivein Vogel, tenho 75 anos. Nasci em Brusque, meus pais se chamam: José Fransisco Shilindivein e Ana Shilindivein Foss, minha ascendência é alemã.
Minha infância era muito bonita, mas difícil, pois eu tinha que trabalhar muito, costumava brincar de pega- pega, esconde- esconde e gostava de brincar muito de boneca. Eu lembro que nessa idade era tudo mais natural, mais bonito e as crianças respeitavam seus pais, pessoas mais velhas, etc. Hoje em dia as crianças não respeitam seus pais e nem brincam, só ficam no computador e na TV.
Eu estudei até a 3ª série do ensino fundamental, a escola em que eu estudava era uma escola muito pobre, na atualidade não existe mais esta escola, pois foram feitas casas neste local. Parei de estudar porque quase nunca tinha professores e porque tinha muito serviço em casa. Sobre a escola não me lembro muito.
Minha juventude foi muito triste, não podia sair, só tinha que trabalhar e ajudar meus pais em casa. Vejo que hoje os jovens vivem saindo de casa e a maioria dos pais não brigam, dão liberdade. Eu costumava me divertir em um lugar chamado Cortume onde eu e meus amigos conversavam, eu gostava de ouvir Tonico e Tinoco.
Conheci Claudino Vogel, meu marido, perto da casa do meu tio, o namoro era muito bonito, namoramos dois anos e com 17 anos nos casamos, e somos muito felizes. Lembro que no dia 17 de maio eu ia me casar, mas no dia 04 de maio meu pai faleceu de enfarto.
Naquela época nosso meio de transporte era a carroça, e eu não me lembro de ter sofrido algum acidente.
O que me causou grande tristeza foi a morte do meu filho Valério. Já a alegria foi o nascimento da minha primeira filha, e quando meus seis filhos se casaram. Os nomes dos meus filhos são: Marlene, Roselis, Luis, Valmor, Aderli, Fransisco e Valério.
Memória de Marta Shilindivein Vogel de 75 anos, moradora do bairro Rio Branco. Escrita por Thalia Sandi Bononomi de 13 anos, estudante da escola João Hassmann situada no bairro Guarani.

Um comentário: