BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Camila


Escola: E. E. B. João Hassmann
Nome: Camila Gohr
Série: 7 série A
Professora: Karine de Oliveira




A Carroça do Leite

Meu nome é Adelia Kohler Gohr, minha idade é 75 anos, nasci em Brusque, minha ascendência é alemã. Minha infância foi boa, estudei até a 4 série, minha infância foi talvez até difícil porque tinha que trabalhar na roça e não tinha tempo para estudar e ir para a escola.
Quando eu conheci o meu namorado, nós só podíamos namorar na frente dos pais e se beijar só depois do casamento e para eu ir visitar ele eu ia de carroça ou montada a cavalo.
Lembro também que quando era mais nova tinha que tratar os porcos, e as galinhas e cortar o milho e a cana e também, nós tínhamos vaca leiteira, e colocava o leite em cima da carroça e ia vender aqui no Guarani e lá no Centro, a cidade na época tinha poucas casas, a maioria eram alemães, bem diferente de hoje, que tem pessoas do Brasil inteiro morando aqui, cada um com seu sotaque e seus costumes. Mas falando em entregar leite... agora mudou tudo as pessoas vão no supermercado comprar seu leite.
Quando eu era bem nova, mais ou menos uns 10 anos, os meus avós e meus tios eram tão bravos que não deixavam a gente pegar uma fruta no pé, eles deixavam a fruta apodrecer, mas a gente não podia pegar e se eles vissem nós pegar, eles falavam para os nossos pais e nossos pais brigavam com a gente. A educação era rígida, mas de muita qualidade, me orgulho de minha geração pelo modo como tratavam os mais velhos, com muito respeito e carinho.
Memória de Adelia Kohler Gohr, 75 anos, moradora do bairro Rio Branco, feita pela aluna Camila Gohr, 13 anos, da E, E. B. João Hassmann situada no bairro Guarani em Brusque SC.

2 comentários:

  1. eu achei o texto bastante interesante e um pouco ingrasado thaísa l j

    ResponderExcluir
  2. EU ACHEI O TEXTO BASTANTE INTERESANTE E UM POUCO INGRAÇADO

    ResponderExcluir