BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tuane

E.E.B. João Hasssmann
Nome: Tuane Naiavea Kholer
Série: 7ª A
Disciplina: Portugues
Professor: Karine de Oliveira
Entrevistada: Margarida Kholer

Minha vida Minha história !

Meu nome é Margarida Kholer, tenho 55 anos sempre residi no mesmo lugar, na quela época Brusque era uma cidade muito pequena,mas agora a cidade de Brusque tem uma grande população e tem também muitos habitantes, meus pais são: Manoel de Oliveira e Rosa de Oliveira,minha ascendência é brasileira.
Minha infância foi muito dificultosa mas era divertida, nós costumávamos brincar de esconde-esconde, de amarelinha e de boneca, sendo que meu primeiro presente de natal foi uma boneca feita de jornal, mas eu brinquei muito e um dia eu estava brincando com ela no jardim da minha casa e quando estava chovendo eu fui para dentro de casa e quando eu fui buscar a boneca, ela já estava toda molhada da chuva, uma coisa que eu me lembro é de um fato marcante que ocorreu que eu e meus pais íamos fazer um passeio na casa de minha vó, mas chegar até la tinha a travessa o rio de carroça, mas o rio estava muito cheio pois o cavalo se assustou porque a carroça caiu num buraco fundo do rio.
Eu estudei até a 4ª série era muito legal porque eles explicam corretamente, na quela época me lembro que eu tinha que ir a escola a pé e porque não tinha dinheiro para comprar calçados e eu passava muito frio, eu parei de estudar porque meus pais não tinham condições de pagar meus estudos, interessante foi uma coisa que ocorreu na escola do Johas quando um boi entrou no pátio da escola e os alunos correram com medo do boi e correram para a sala.
Minha juventude foi muito boa, aos 15 anos eu conheci um rapaz numa festa de bodas de prata dos meus pais, eu comecei a namorar e era muito bom! Nosso meio de transporte era a carroça do meu pai e a nossa bicicleta. Meu marido vinha me visitar e sempre que que ele vinha trazia uma melancia e em troca dava-lhe peras. Namoramos por três anos.
Os anos passaram então fui trabalhar de empregada em Blumenau, mas ele não desistiu ia até lá de bicicleta para me ver, então aos 18 anos nos casamos e estamos juntos há 37 anos. Gostava muito das músicas de Tonico e Tinoco.
Um fato marcante foi no dia 6 de agosto de 1984, quando houve uma grande enchente em Brusque, meu marido estava trabalhando e para chegar em casa, foi metade do caminho de canoa e metade a nado.
Memória de Margarida Kohler, 55 anos, feita pela aluna Tuane Naiara Kohler da 7ª série A do bairro Guarani em Brusque_SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário