BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Beatriz


E.E.B. João Hassmann
Aluna: Beatriz Immianowsky
Série: 6ª série A
Professora: Karine de Oliveira
Disciplina: Português

O Costume de Brusque
Eu, Elvira S. Petermann, tenho 83 anos, nasci em 1927, na cidade de Brusque, moro no bairro Rio Branco, um bairro bem movimentado, ao contrário de antigamente, que era um bairro tranquilo, com poucas casas, poucas lojas. Meu pai era um homem trabalhador, ele se chamava Francisco José e minha mãe se chamava Ana Voss, eram ascendentes alemães e também nasceram em Brusque.
Minha infância foi muito alegre, brincava, estudava e ajudava minha mãe nos afazeres domésticos. Naquela época não tinha brinquedos como hoje em dia, modernos, eu brincava de boneca... ela era de papelão, e se deixássemos na rua, ela se desmanchava toda! Eu também brincava de bola e adorava jogar Handebol, quilica. Com as minhas colegas, eu brincava de casinha, de lousinha, amarelinha, ovo choco, etc.
Eu entre na escola com sete anos, o nome da escola era Escola Rio Branco, ela era de madeira, tinha uma única sala, com mais ou menos 50 ou 60 alunos e uma professora, estudávamos todos juntos. Tinha Três séries, a 1ª, a 2ª e a 3ª, repeti o 1º ano, pois a professora não nos ensinava nada e a sala era uma bagunça, todos berrando, pulando como loucos! A 1ª professora se chamava Josefina Albano e a 2ª se chamava Odete Gonzaga. Quando eu era jovem, costumava ir com minhas primas, na “Domingueira” – uma tarde dançante no domingo, lá tocavam músicas sertanejas, onde os rapazes tiravam as moças para dançar.
Eu e meu marido já estudávamos juntos quando crianças, depois de alguns anos trabalhamos no curtume e foi lá que nos conhecemos aos poucos. Começamos a namorar em uma festa de igreja, e quando acabou a festa ele me acompanhou até à minha casa. Namoramos três anos e decidimos noivar e depois nos casar. O fato que mais marcou minha vida foi quando tomei minha 1ª comunhão, fiz uma festa em casa mesmo só para meus familiares. E também meu casamento, fiz uma grande festa em casa, para amigos, conhecidos, familiares.
Uma lembrança muito boa que tenho da minha vida é que quando fiz minha 1ª comunhão, a minha professora me deu de presente um Lindo colar de pérolas, pois eu era uma boa menina e boa aluna! Memória de Elvira S. Petermann, 83 anos, moradora do bairro Rio Branco, feita pela aluna Beatriz Immianowsky da 6ª série A da Escola de Educação Básica João Hassmann, do bairro Guarani em Brusque – SC.

8 comentários: