BOAS VINDAS

Este trabalho foi realizado pelos alunos do colégio JOHAS. Esperamos que gostem de nosso trabalho!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Felix


E.E.B João Hassmann
Nome:Yuri Lupas Felix
Série:6ª A
Disciplina:Português
Professora:Karine de Oliveira


O Curandeiro

Meu nome é Eliete Desidério Lupas, tenho 56 anos e nasci em Ilhéus-BA. Minha ascendência é mestiça ou indígena.
Quando eu era pequena, era muito pobre, uma vida muito triste; meus pais não tinham condições financeiras e eu já trabalhava na roça, às vezes, não tinha nem o que comer! Como eu trabalhava, eu estudei pouco, apenas até a 4ª série!
Meu pai participava de Candomblés, tipo uma ceita, minha mãe é mais religiosa e agora meu pai também é. Os antepassados do meu pai eram curandeiros.
O fato que marcou minha vida foi a morte rápida e de repente do meu filho, que teve infecção intestinal e minha boa lembrança é quando eu ia à igreja, mas não vou mais porque não tenho mais tempo...
Eu vim para Brusque de ônibus, através de minhas filhas, que já moravam aqui. Vim passear, gostei e fiquei.
Lá Bahia, onde nasci, tem comidas fortes como Acarajé, vatapá, baião de dois, feijoada, jabá, etc. Todos com muita pimenta e sal, enquanto aqui em SC as comidas são mais tipos de massas, bem diferente da Bahia...
Na Bahia é bem movimentada e agitado, já aqui é mais calmo. As casas são separadas e grandes, lá as casas além de pequenas eram grudadas umas as outras, também tem os costumes e a cultura que é muito diferente.
Quando criança eu trabalhava e não tinha tempo para brincar, pois tinha que ajudar no sustento da minha família, hoje as crianças não precisam se preocupar pois tem de tudo.
Memória de Eliete Lupas, 56 anos, moradora do bairro Zantão, feita pelo aluno Yuri Felix da 6ª série A da E.E.B.João Hassmann, situada no bairro Guarani em Brusque_SC.

Um comentário: